5.8.10

Onde há Fumaça

Tirei este texto do site Feministe e traduzi, é um texto maravilhoso e que nos faz realmente pensar. Se quiser ler o original, o link está aí embaixo.

FEMINISTE

Onde há Fumaça

Meu pai parou de fumar cigarros em público em 1964, mas ele ainda fumava charutos (e cigarrilhas em casa) quando eu ainda era uma criança.
Minha mãe fumava cigarros em público e de maneira até desafiadora.

Eu tinha saído com John por seis meses - a maior parte do meu penúltimo ano do ensino médio - antes de descobrir que ele estava fumando (ele não tinha exatamente mentido para mim sobre isso, mas ele nunca acendeu um cigarro perto de mim, qualquer um) .
Eu não sabia até que sua mãe me disse.

Pensei nisso hoje porque eu passei por um homem no corredor do trabalho e ele exalava o cheiro restante de sua fumaça de cigarro a cerca de quatro metros de distância.

Como foi possível que eu tivesse relações sexuais com alguém e não percebesse que ele cheirava a fumo?
Foi possível porque eu estava acostumada.

O fumo estava no ar que eu respirava, ele se agarrou na minha roupa, permeou o carro em que eu estava aprendendo a dirigir.
Eu tenho certeza que meu cabelo cheirava a cigarros (bem como Clairol Herbal Essence shampoo. Hey, era os anos 70). Eu nunca fumei, mas você nãosaberia disto.

Minha mãe estava sempre muito orgulhosa do fato de que sua casa não cheirava fumaça, mas a primeira vez que voltei para a faculdade depois das férias e abri minha mala, eu percebi que não poderia usar minha casa como lavanderia - eu tinha que trazer a roupa suja de volta para a faculdade e lavá-la lá, ou a roupa fedia. E três meses depois da minha mãe finalmente parar de fumar, ela substituiu todos os tapetes e teve a casa pintada - porque, naturalmente, sentiu o cheiro de fumaça. Ela só não tinha percebido porque estava acostumada.

Privilégio é como fumaça de cigarro . Quando estamos vivendo com ele, você não percebe isso. Está no ar. Está em tudo que nos rodeia, invisível, onipresente. Não percebemos o privilégio que compartilhamos com os outros, nós só percebemos o que surpreende os nossos sentidos e nossos cérebros - De maneira que eu podia sentir o cheiro da maconha em alguém, mesmo quando eu morava com meus pais fumantes.

Como quando eu eu abri minha mochila , uma tarefa que eu tenho que continuar a trabalhar para o resto da minha vida, eu posso sentir em meus sentidos esta abertura - e uma vez que eu comecei a notar um pouco do meu privilégio, é como se eu tivesse aberto a mala de novo no meu dormitório no primeiro ano de caloura. Algumas coisas são mais óbvias para mim que os outros - Meu privilégio de classe, muitas vezes permanece invisível para mim. Eu gostaria de lavá-lo de mim, mas é mais complicado do que isso.

A fumaça do cigarro é prejudicial até mesmo para aqueles que não fumam (eu tinha infecções do ouvido duas vezes por ano até que me mudei da casa dos meus pais); privilégio é mais prejudicial para aqueles que não têm, mas a existência do kyriarchy( Sistema opressor) prejudica a todos nós. Nós teremos que trabalhar juntos para retroceder este hábito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário