3.1.09

Literaturas infanto-juvenis

O que define se um livro é ou não para crianças? Quem pode determinar o que uma criança vai gostar ou pode ler? A infância, a adolescência são criações recentes, se pensarmos na idade do nosso mundo... As crianças nem mesmo sabiam que eram crianças eram apenas adultos em miniatura, e adolescência era coisa que não existia, as meninas se casavam logo que menstruavam e os meninos cedo começavam a trabalhar para sustentar famílias.

Sendo assim como explicar a existência de literaturas diferentes? Não sei, espero que a monografia do meu marido no final do ano que vem explique melhor este assunto.

Eu no meu achismo, não acho que tenha diferença nenhuma, se o livro é bom adultos ou crianças vão ler, seja ele com letras grandes e figuras ou com letras miúdas e sem ilustrações.

Aos 11 anos li Xogum, dois volumes com mais de 500 páginas cada um... Ah e no mesmo ano devorei todos os Sidney Sheldon que me caiam em mãos... Não gostava da literatura que era “recomendada” para minha idade, detesto isso de recomendar... Com imposição, como se as crianças só pudessem ler o que os “especialistas” consideram bom para elas.

Sabiam que o livro “A menina que roubava livros” foi lançada em seu país de origem como livro infantil? Aqui foi considerado adulto, ganhando inclusive uma capa bem lúgubre para afastar as crianças que inadvertidamente pudessem o querer ler. Meu filho leu e amou.

O que pensam sobre a literatura infantil?

2 comentários:

  1. olá!!!
    essa curiosidade sobre o livro a menina que roubava livros realmente me deixou impressionada....
    Acho que esse livro todo mundo deveria ler.
    Também não gosto de coisa imposta, quando criança sempre li livros de "adultos", e hoje mesmo sendo uma quase-adulta ainda gosto de olhar as prateleiras de livros infantis, e as vezes até compro algum...
    Acho que o imporatnte memso é influenciar a leitura das crianças, usando ou não livros coloridos, não é??
    bjossss

    ResponderExcluir
  2. Intrigante mesmo essa coisa de é pra criança. Ainda mais nos dias de hoje que as crianças são evoluídas e taz... meu gosto por livros surgiu lá pelos 10 anos quando eu passava o recreio na biblioteca , fuçando os livros de aventura da coleção vaga-lume. passei rapidinho pela Agata Christie e pelo sidney sheldon e cai de boca e sou apaixonada até hoje em romance de banca de jornal
    hoje meu maior desafio e apresentar ao meu filhote de 8 anos o mundo da literatura, apesar de todas as tentativas fracassadas ate hoje tenho fé que uma hora eu consigo.

    ResponderExcluir